sexta-feira, julho 31, 2009

Isso vale o que vale... e pronto!

Falo da estatística, é claro!
E vivemos sempre no tempo de uma qualquer estatística... e de uma qualquer sondagem!
Ora vejamos: as estatísticas dizem que, no início do Outono, mais de 25 mil portugueses estarão infectados com a Gripe A; as estatísticas desta semana dizem que os funcionários públicos portugueses são os que menos trabalham na Europa - esqueceram-se foi de referir que também são os que menos ganham e os que menos benefícios sociais têm, entre outros... Até me admirou esquecerem-se de referir as férias!!
Enfim, temos uma nação que ou trabalha pouco ou está desempregada ou vive do rendimento mínimo, que está a caminho de se engripar forte e feio, e cujos cidadãos trabalhadores se vêm obrigados a emigrar, se querem trabalhar, porque, aqui, quem trabalha sofre de uma de duas doenças terminais: ou não paga - porque não tem dinheiro para tal, ou não recebe, porque também não há dinheiro para isso.
Graças a Deus, safam-se os ricos!!
Entretanto, hoje está em todos os telejornais nacionais uma estatística que diz que o nosso douto engenheiro Pinto de Sousa vai ganhar as próximas eleições legislativas ... -OK! sem maioria absoluta!
É neste ponto ponto que me valho dessa famosa excalmação do Dr. Portas ,quando disse que as sondagens valem o que valem!
E com as estatísticas a coisa é a mesma!
Cá para mim, isto é mas é propaganda política!
Ainda assim, estou em pulgas para chegar ao dia, lá pela noitinha, e ficar a saber se o país vai continuar entregue à bicharada, ou se a bicharada vai mudar de nome.
Um dado interessante desta estatística, contudo: sobe o número de votantes dos pequenos partidos - CDS e BE, sobretudo.
Um aspecto interessante deste dado estatístico: estes votos, num país de largas tradições democráticas e brandos costumes como o nosso, não interessa nada! mas para nada, mesmo, a não ser para um (bom?) bate-boca! ...ou para um qualquer ministro perder a compustura e fazer uns chifres à oposição! ... ou para se mandarem uns aos outros 'pro ca¨¨alho'!!
E não há estatística que contradiga este dado tão interessante!

Sem comentários: