... e continua em movimento, o movimento pela cidadania!
Lá fomos, mais uma vez, requisitadas para uma acção de voluntariado junto do genuíno povo, desta vez distribuindo panfletos como deve ser, e uns muito apreciados autocolantes, e uma mandatária a liderar!
438 panfletos e 5 voltas à praça depois, assomava-se de forma irritante à minha ideia uma dúvida, uma pergunta a aguardar resposta - ou então, com tantas respostas como quantas vezes se faz a pergunta: interessa a alguém - a alguém que mande, claro está! - um povo educado, esclarecido, iluminado, culto e interventivo na sua realidade social?
Acho que não! Senão vejamos: como se explica que hoje, 2007, depois de 30 anos de Democracia e 20 de Europa, com toda a possibilidade de informação à disposição, a minha geração - e mais novos, até - não saiba que vai haver um referendo, para que serve um referendo, ou onde sequer se deve dirigir para votar?
Como explicar que uma camada substancial de jovens achem uma inutilidade estudar, já que nem mesmo com 'canudo' se arranje emprego de jeito?
Como explicar que o nível de escolaridade da população da comunidade onde trabalho - e que tem a minha idade! - se situe entre o 4º e o 6º ano, quase o mesmo de há 15 anos atrás??
Não consigo explicar o que falha e não me venham com a merda da treta que a culpa é da escola e dos professores!!!
É que, ainda por cima, há outra questãozinha, assim ao jeito de teoria da conspiração! já lá dizia esse mestre da governação 'de massas', esse Grande Timoneiro, que um povo estúpido é melhor de governar; obedece, não estrebucha!
Ora o nosso povo - o povo puro e duro - até sabe ler, e escrever, e contar, e quem foi o Salazar, o Afonso Henriques, o Camões e o Cunhal e tal... então por que raio é que quando se trata de estar esclarecido sobre as decisões que vão moldar o país, transformá-lo e colocá-lo na senda do progresso dos grandes, o povo ande por aí sem saber ao que vai? Pior, a dizer que não vai a votos " porque isto é tudo uma cambada de ladrões que só querem mamar à custa de quem trabalha!".
Ora ora!
Aqui é que jaz a dita: é que me parece que não interessa a esta classe de senhores que a situação mude, para melhor, claro está! a perpetuação do status quo faz-se justamente assim, «não precisas saber tanto como eu»!! e acho que isto interessa, e muito, a esta classe caciquista e decadente, corrupta e mesquinha, ávida do poderzinho... e isto nota-se onde quer que o poderzinho esteja instalado! ah sim, é que isto não é só verdade para os grandes tubarões! não não, anda para aí muito molusco que acha que o dito poderzinho lhe vai dar um upgrade à categoria dos vertebrados! o caneco é que ter vértebra faz doer as cruzes!! e também dá mal-estar, arrepios e dor de cabeça! é que esta cena de democracia e liberdade para dizer o que pensamos num país de caciques tem que se lhe diga: vai tudo parar à esquadra para averiguações!
E fico por aqui, ou a próxima sou eu!
ps. se eu mandasse quem iria parar à esquadra era o padreco de CV, que anda aí armado em pidesco a ameaçar os fiéis de excomunhão se votarem sim. patife!
1 comentário:
Sei... Mas eu não desisto!... Pode parecer que sim; é só aparentar um low profile por enquanto. Ele há coisas que não valem mesmo a pena... Mas quando for preciso, regresso...
Salomé
Enviar um comentário