terça-feira, março 06, 2007

Ai, estes são os Filhos da Nação..!

Desde há uma semana - mais coisa menos coisa - que ando boquiaberta...
Mas antes de desvendar a razão de tal espanto, hei-de recuar uns mesitos e trazer à memória um mailezinho inocente e tímido que enviei para o correio dos leitores do semanário Expresso, especificamente destinado a uma senhora que muito admiro,- giríssima, cheia de estilo, inteligente, acutilante e sagaz -, de seu nome Clara Ferreira Alves.
Na minha humilde missiva deixava-lhe um apelo veemente: concordo com quase tudo que ela escreve sobre Portugal e os portugueses, e também com as manobras discursivas intimidatórias que faz n'O Eixo do Mal;
mas,
chega! basta ya! enough! assez!...
já vai sendo altura de todos estes senhores e senhoras "opinion-makers" deste país, usarem de toda sua verve afiada para construir e engrandecer, bolas! para dizer e ajudar a fazer alguma coisa boa sobre e pelo País, que fique pr'a História, sei lá!...ao invés de se limitar a expor os Chicos-espertos ao enxovalho geral!, e não é que eles mereçam melhor, não senhor!, mas a nós, ao povão, está-nos a fazer falta o estímulo, a palmadinha, o empurrãozinho!
Mas dizia eu, ando boquiaberta!
Eu e mais 9,8 milhões de portugas e não é pra menos!
Refiro-me a toda esta escandaleira vergonhosa da Universidade Independente e na cara-de-pau dos seus dirigentes, bem levada pela desfaçatez dos seus administradores! Dizia um - com cara de betinho-da-linha-que-se-recusa-a-acreditar-que-já-não-tem-25-anos! - que deu autorização para construir a casa do reitor, e a piscina da casa do filho do reitor!!!!
Desculpem lá,
mas que merda é esta?
Este país anda uma choldra! mas estes fulanos já nem vergonha têm na cara? que é feito da mentirazinha piedosa, do oportuno "no comment"?
Será que já se estão até nas tintas para o que o resto do país possa gizar dos seus actos, e das consequências que eles deverão acarretar?
Será que as nossas instituições andam já tão escanzeladas que estes tipos se acham intocáveis?
Mas afinal, quem é que tem mão nisto???
...É disto mesmo que eu tenho medo!!
tenho medo que, um dia destes, quando o véu estiver todo levantado e finalmente possamos ver, nós descubramos que ali debaixo, afinal, só há lodo, invertebrados, podridão...
Há uns anos atrás, assustava-me pensar no Brasil, esse magnífico continente, carcomido pela corrupção, pelo novo-riquismo, pelo dinheiro fácil, pela falta de vértebra dos seus líderes! , e pensava, como era bom e que sorte eu tinha por viver aqui, numa democracia limpinha e de princípios! Pois bem, mudei de ideias! acho que nos passámos para o lado de lá do charco, só que sem o samba, a água-de-côco e as praias de água quente!
E é bem aqui que os senhores com poder, verdadeiro poder no Quinto Poder, deveriam intervir, mas de forma mais eficaz; que não se ficasse só pela denúncia; que curassem para que essas alimárias que se banham nas piscinas à custa do povo fossem parar a Custóias ou ao Linhó, e daí, roçar mato; vergar a mola, a ver o que é bom pra tosse! E com estes, os Névoas, Loureiros, e Felgueiras deste país!
Ferro neles!!
É que assim, fica desde já bem mais fácil entender o injustificável: que metade do país-trabalhador ande a pagar as suas contribuições e impostos para a outra metade andar de Ferrari, e ainda por cima a rir-se!
No próximo Verão, vou ver se arranjo uma piscinita privada pra moi,
pois isto de me misturar com o povaréu e ficar exposta a micoses
não 'tá com nada!
Fui!

2 comentários:

Anónimo disse...

Acabo de ler e mais uma vez amei,sem papas na lingua.Os SENHORES MANDAM.Tudo se faz para atingir os objectivos.Os meios pouco importa.Como se acaba com tal EPEDEMIA???????A NATUREZA DE quando em quando se encarrega de limpar,purifica ficando os mais fortes(?sortudos????).ESTA VEIO PARA FICAR.INSTALOU-SE ,APODEROU-SE E VAI SEMEANDO ERVAS DANINHAS.O MAU CHEIRO APODEROU-SE.Nem o SENHOR DO PERFUME descobre a formula mágicaó cheiro mais puro para limpar tão mau cheiro.QIM

Afronauta disse...

Ingrata a situação de quem tem que criticar os críticos! Não sei se a prostituição é a mais velha profissão do mundo, mas a corrupção em termos de antiguidade deve andar perto. Sempre existiu e sempre existirá, em certas situações vivendo à sombra da lei ainda que ao sol tórrido da moral. Para que haja corrupção é necessária a consciência de que a mesma existe. Estamos no limiar da sobrevivência numa sociedade que se diz moderna e desenvolvida, que já não passa só pela satisfação das necessidades básicas. Tanto a granfinagem como o povão denunciam tiques e pretensões de aparência, de ascenção social. Queremos ter sempre alguém abaixo de nós para não nos sentirmos tão mal e alguém acima para nos iluminar o caminho e servir de exemplo. Acho que nesta sociedade a paz social só sobrevive se na consciência de todos pairar a ideia de que o céu não é para todos, mas com muito trabalho (alguns) e muita sorte (os restantes)conseguiremos um lugar.
Ao passar-se da transmissão oral da cultura para uma sociedade de escrita e de informação sofisticada, sobre tudo se escreve e se disserta, mas palavras frias desprovidas da alma e do calor da voz, da interpretação da experiência nem sempre se apreendem da melhor forma. Os idosos estão desactualizados e são descartados. O muito que sabem é deitado fora pelos mais novos, como quem se desfaz de um iogurte fora de prazo. Cada um procura na literatura ou nas circusntâncias da vida justificação para os seus actos. Quem se molda à custa de princípios, tem-nos como limites da sua actuação, quem cresce desprovido deles, não conhece barreiras, escrúpulos e para parecer bem, quando sabe que agiu mal e foi descoberto, encolhe os ombros dizendo que está apenas a lutar pela sua sobrevivência e que dorme descansado que nem um bebé!
Somos insignificantes. Vivemos um breve momento neste grão de areia perdido no espaço e no entanto agimos como se fôssemos Deuses! À nossa dimensão e à nossa escala temporal é fácil sentirmo-nos gigantes e omnipotentes, mas os pés de barro são cada vez maiores e mais frágeis!