segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Nem tenho palavras!

Hoje está a ser um dia muito rico, não há dúvida!
Primeiro, descubro que afinal sou rica, e que vou pagar mais impostos para que a classe média possa viver mais folgadinha!
Chove copiosamente, e as previsões prometem que o tempo vai meter mais água!
E oiço mais uma notícia que me deixa estupefacta!
Mais uma!
Vou resumir. (As histórias longas deste tipo exasperam-me!)
O Governo, a partir de uma proposta do Instituto da Droga e da Toxicodependência, propõe-se publicar para breve uma lei que proibirá a venda e consumo de álcool a menores nos estabelecimentos de diversão nocturna, ponto!
Esta lei enquadra-se num conjunto de medidas cujo objectivo é diminuir os seríssimos efeitos que o álcool tem nos elementos mais jovens desta nação, e na nação em geral! Entre elas, está também uma redução nas taxas de alcoolemia.
Enfim, achei que qualquer adulto sério e responsável - pai, avô, professor, padre, governante, artista... - ficaria contente com tal medida!
Se essa medida terá efeitos mais ou menos imediatos, logo se verá!
Se diminuir as mortes na estrada à 6ª e ao sábado à noite, soberbo!
Se menos meninas de 12 e 13 anos aparecerem grávidas, sem se lembrarem de como ou com quem aconteceu, perfeito!
Se nos passeios de domingo de manhã, não tivermos de andar aos saltinhos no passeio por causa dos 'chotes' regurgitados horas antes, porreiro pá!
Mas não! Enganei-me!
Logo um coro de vozes se ergue contra esta restrição: os donos dos bares e discotecas que, coitados, se não venderem bebidas às crianças e jovenzinhos irão ver os seus lucros diminuídos entre 35 e 50%! E podem ter de fechar portas!
Coitados, e com esta crise, pelos anjos e santos, deixem-nos viver!
Nem que isso custe umas vidazitas, um que outro comazinho, uma que outra gravidez... Bah! e que é uma dor de cabeça, uma ressacazinha de quando em vez...?
Não acaba aqui: ainda aparece um senhor enfatiotadinho de uma associação qualquer dos donos-dos-estabelecimentos-de-diversão-nocturna dizer que o Governo não se deve meter nestas coisas, pá! Isto é contra os princípios democráticos! Até podemos ver pelos países que têm estas leis proibitivas: a coisa ainda é pior!
Pois!
E que deveríamos era deixar isto - as medidas contra o álcool - na mão das escolas!
Das escolas, isso mesmo! Prevenção na educação e educação para a prevenção!
Porque são as escolas que têm de educar as nossas/suas criancinhas , advertindo-as para os efeitos perversos do álcool, nas suas disciplinas de cidadania! As escolas, senhores!!
Se, depois, elas - as crianças e jovens - quiserem ir para os bares e discos desbundar, isso é lá com elas!
Os pobres dos barmen só fazem o que se lhes pede/paga!
Afinal de contas, e feitas bem as contas, o culpado disto tudo é Deus!!!
Quem lhe mandou dar-nos livre arbítrio??

Sem comentários: