O que é a inveja?
Penso nela, bastantes vezes, e até porque me parece que ontem como hoje se usa como justificação demasiado recorrente para uma infindade de comportamentos mesquinhos, pequenos e comezinhos, e humanos, nos outros.
E nós? Achamo-nos invejosos, ...de coração? (credo!)
A inveja é pecado?
De que cor é a inveja? tem expressão facial?
Dá comichão ou alterações celulares? faz-nos caspa? dá azia? causa obstipação e dores de cabeça?
A inveja mata?
Morreremos de inveja?
E o invejoso, tem retrato?
E o invejável?
Estou para aqui, a pensar e a pensar e a pensar e até conheço um bom punhadito de pessoas que caem direitinhas nesta deliciosa categoria dos 'invejáveis' - fazem o que lhes dá na telha e cagam para os outros e o que eles pensam - os que não importam, claro!; são belas e têm estilo; adoram o que fazem e ainda por cima ganham dinheiro com isso; falam de tudo e coisa nenhuma com a emoção e a noção de que tudo na vida se esfuma em menos de nada; viajam que se fartam; têm uma família que os ama e que eles amam; têm poucos à sua volta a quem chamam 'amigos', dos quais pensam genuinamente bem, e passam muito tempo a dizer-lhes isso; estão sempre disponíveis; ...ah, e são sumamente generosas!
Já com os outros, - a malta invejosa, - não quero nada!
Chiça!, quero, quero : distância!
Reconhecem-se a léguas: sisudas, carrancudas... têm lábios-de-bruxa; não dizem bom-dia!; não cheiram a nada; não brilham; não sabem sorrir - fazem um esgar! não reconhecem nem sabem o prazer do elogio, calam-se quando o aplauso é geral!, mas, e justiça lhes seja feita, são solidários: aparecem sempre na altura da desgraça - a dos outros, óbvio! também têm um grande poder de comunicação, dedicando todo o tempo ocioso a tricotar na vida alheia, sempre opinando, aconselhando... tão queridas, tão prestáveis, tão ...amigas!
E com este último parágrafo, ao estilo verdete, mas muito catártico - não me orgulho nada destes momentos, mas o simples assomar de algumas carrancas ao meu 'consciente' causa-me este catarro verbal - termino como começei, com uma simples pergunta:
será o invejoso redimível?
3 comentários:
Querida Maria Miteka falas apenas no feminino mas, e em abono da verdade,a inveja também é masculina.Até porque se há coisa que um pénis não suporta é o sucesso da vagina! Seja porque ela não tem papas na língua e o reduz a pó,seja porque é apenas mais bem sucedida e mais inteligente ou até porque tem qualificações académicas superiores! :-)
XST
Ora bem...inbeija?
Num conheço pessoas a quem possa chamar de inbejosas... ;)
Também não sei pq haveria de existir gente assim...quer dizer, não sei mesmo!!!
Agora alguém se vai lá chatear (e chatear os outros, esses q lhe dão urticária)só pq, sei lá, deixa ver:
- são simpáticas que se fartam?
- são divertidas 365 dias por ano? pronto,360,ok!
- são bonitas por dentro e por fora? e isto, note-se, com ou sem make-up ;)
- são profissionais reconhecidas por quem interessa ( os gajos q as ouvem diariamente)?
- fazem o q lhes apetece e dá prazer sp q podem? é curioso, nunca chegam a prejudicar ninguém por causa disso!
- pensam também nos outros? todos, menos os inbejosos...
- estão sempre rodeadas de boa gente e de gente boa ;)
- sabem aproveitar o que a vida lhes dá... de bom (bué de muito) e de menos bom (às vezes, pra desanuviar...)
- têm uma vida (ao contrário doutros, se calhar, os inbejosos) e vivem-na?
- ET CAETERA (Já tou cansada! É q esta lista é ... infindááááável ;)
Bem,voltando ao princípio, não...não conheço pessoas invejosas! Conheço, sim, a minha família e os meus amigos; essas tais pessoas, as inbejosas, não conheço pq elas só andam cá a gastar oxigénio, o de quem o merece mesmo...
A inveja é como o ódio. Toma-se o veneno esperando que o outro morra! Quem é invejoso já tem uma cruz bem pesada: não desvia a atenção da vida dos outros, mesmo quando a sua precisa de toda e mais alguma! O invejoso é aquele frustrado que não tem coragem para mudar o que não gosta em si e quer acabar com quem é feliz e não é como ele! Não só na inveja existem pessoas que vingam pelo demérito alheio em vez de investiram em si e descobrirem as suas potencialidades.
Enviar um comentário