quarta-feira, maio 09, 2007

crianças vs children

Não quero nada ser mal-entendida mas este assunto da pobre Maddie McCann já me está a causar espécie!
E a culpa é toda, todinha da comunicação social, desta comunicação social predatória, que paira qual abutre sobre a miséria humana e a dor mais lancinante!

"If it bleeds, it leads" , como se sabe tão bem!

Invariavelmente, a SIC e a TVI - e afins - têm aberto os seus telejornais do prime-time com o caso Maddie e todos assistimos, num misto de orgulho e incredulidade, à exibição de meios e homens no terreno, de GNR's e PSP's e PJ's, e jornalistas nacionais e estrangeiros, e relatos pungentes de anónimos nacionais e ingleses, e missas e flores e orações e postaizinhos, e conferências de imprensa, e apoio psicológico, psiquiátrico e pedo-psiquiátrico, e impressões e pareceres sobre a actuação das forças por detrás das investigações; e assistimos ao desenrolar das horas, contadas à unidade neste caso, com todo o pormenor.
E a corolar, ainda temos de aguentar os bitaites imbecis de jornalistas ainda mais imbecis sobre estes pais irresponsáveis que vão jantar e deixam as crianças a dormir sozinhas no quarto... ("estavam mesmo a pedi-las!")
Será que estes senhores jornalistas já pararam para pensar
na dor das mães dos Ruis Pedros do nosso país,
cujos filhos desapareceram em condições semelhantes,
mas que nem por isso tiveram este circo mediático?
Por que terá sido diferente com eles?
Terá sido porque os pais não são cardiologistas, nem ricos, nem as crianças são loirinhas de olhos azuis e também não falam inglês? e também não passam férias nos aldeamentos privados do nosso Allgarve?
O cinismo invade-me o verbo, certo, mas é mais forte que eu.
E se há já coisa de dois ou três dias vinha cogitando sem barulho neste assunto, hoje vi na TV uma mãe de um outro Rui Pedro deste país, pobre e cheia de dor, falar a sua raiva pela ausência do tratamento, do interesse, do apoio, e da dedicação dispendida ao caso do seu filho!
Raiva, sim, muita raiva.
Afinal, este é o seu país e do seu filho, que raio, e ela já não sabe dele há nove anos... e ninguém deu a este menino a atenção que a doce Maddie tem!
PORQUÊ?
ps. também não me lembro da Andreia Elisabete
ter tido este tratamento...
ou os seus pais...
ah, e lembrei-me da doce Joana, lembram-se?

1 comentário:

Anónimo disse...

Porque fomos, somos e seremos sempre uns tristes! Porque neste país diz-me o que tens e eu digo-te o que vales! Porque pedófilos continuam a receber reformas de embaixadores ou em liberdade e a dar entrevistas. Porque somos uma vergonha que dispõe 150 polícias à procura de uma cidadã britânica, cujos pais (?) a deixaram à sua sorte, e borrifamo-nos para os nossos - não são nem ricos nem mediáticos! Pobres meninos, os nossos!