domingo, agosto 19, 2007

silly season

É assim todos os Verões: uma vai de férias, depois vai outra, depois vai mais um grupo... e vamo-nos arrastando assim, entre sol e nuvens, por Agosto.... não digo Julho, já que não conheço quase ninguém que faça férias em Julho, tirando o facto de ser uns diazitos, claro! Para mim, Julho é mês de trabalho... e pesado!
Enfim, ando sempre coxa de amigos durante este mês!
Mas isto agora não interessa nada. Apetece-me antes sublinhar aqui, no meu espacito interestelar - meu e só meu! - uma ideiazinha que há muito comento com as minhas amizades mais próximas: quanto mais viajo mais me convenço que somos um país óptimo, cheio de coisas lindas e gente civilizada!
Palavrinha!
Já vi coisas do arco da velha por essa Europa civilizada fora; se tivesse sido cá, cairia o Carmo e a Trindade, e lá se ia a ideia tão enraizada em nós do portuga hospitaleiro, simpático e caloroso. Ora vejamos: lembro muitas coisas: o empregado do restaurante em Amesterdão que levava um cesto cheio de louça e o metia no canal logo ali ao pé - já para não falar na louça com marcas de comida e batôm!! -; aquela senhora que vendia gelados em Praga e que fechou o guarda-sol do seu carrinho porque duas ou três pessoas insistiam em abrigar-se debaixo dele para se protegerem do sol tórrido do meio dia!; aquela menina na geladaria em Ibiza que pegava no cone com a mesma mãozinha com que recebia o dinheiro - e ficou de tromba porque foi chamada à atenção; aqueles chineses infernais que desconhecem a palavra 'fila'; os nórdicos tão civilizados em Formentera, que não hesitavam em empurrar fosse quem fosse para chegar ao primeiro lugar da fila!; os franceses amorosos que insistem em não falar outra coisa que o seu próprio dialecto, ainda que estejas mesmo em apuros!; os ingleses e a paranóia do terrorismo, enfim, exemplos não faltam...
e nem vou entrar no campo da higiene pessoal... aí, não há qualquer hipótese: batemo-los aos pontos!!!
É que já ando um bocado cansada de ouvir os locais dizer mal de Portugal e dos portugueses: que somos isto e aquilo, que somos burros e deseducados, atrasados e imbecis, que por cá não se faz nada de jeito, enfim, um bando de atrasados mentais!
CHEGA!
Gente má, fraca, deselegante e incompetente há em todo o lado e creio que esta veia que nos corre tão farta e forte pelo corpinho - e que nos faz estar sempre a dizer mal do que temos e somos - é mais um indício deste hábito tão triste de estarmos sempre a olhar para o nosso umbiguzinho!!
Raios, é tempo de levantar a cabeça do baixo ventre e olhar prá frente!!
PS. E os aeroportos??
A Europa deveria era visitar o Aeroporto Sá Carneiro: lindo, moderno, limpo e eficiente!

5 comentários:

Anónimo disse...

e depois há os que desadormeçem e os maridos entram em panica! e os que usam a mesma água do banho de imersão para lavar a família inteira... gente burra e deseducada há em todo lado, mas este cantinho prima, e em muito,por isso. basta olhar para a classe política e não só.

Anónimo disse...

Não confundas "cumpridores" das leis da UE, com civismo. Somos simpáticos e acolhedores - quando o turista é estrangeiro!!! Há honrosas excepções, mas estas não fazem a regra. Quantos colegas tens que saiem do WC sem lavar as mãos? E médicos? Bah! Cada vez gosto mais de bichos!

Anónimo disse...

oops! saem do WC!!!

Anónimo disse...

voltei... espero q seja um elemento q tenha feito falta ... hiii ... este cantinho fez-me falta, pois vim logo dar uma espreitadela. Ainda a pairar no ar, ... estas coisas terrestres ainda não capto...ou o melhor é não captar nunca? Ver só as boas práticas. ... ainda a paaaiiirar ...

Afronauta disse...

Pois, tens esses exemplos todos e ainda nem sequer foste a Angola!...Por outro lado eu também tenho alguns exemplos de cá: cuspir no chão já é mau, mas entrar num elevador e estar lá uma bisga, num cantinho, para passar despercebida atinge-nos o cérebro como uma mocada; haver uma fila de trânsito ordenada à direita,cheia de condutores pacientes e passar o Toni Xpto a abrir pela faixa vazia da esquerda (por não ter percebido, dahhh, que aquilo era um engarrafamento)ou então o Dr. Qualquer Coisa Martins, pelo corredor de segurança da direita até à bomba de gasolina mais próxima, atravessá-la sem parar e entrar na fila mais à frente; empregados de balcão que se enganam no troco,por coincidência, sempre em prejuízo do cliente ou então que dão rebuçados aos miúdos em vez de troco em dinheiro; saudáveis e robustos condutores que estacionam nos espaços reservados a deficientes, como se não soubessem que aqueles lugares se destinam apenas a deficientes motores, não a deficientes mentais; cinéfilos amadores e desrespeitadores profissionais que chegam tarde ao cinema, mastigam as pipocas de escape aberto, digo, de boca aberta e atendem o telemóvel de cinco em cinco minutos por fazerem anos nesse dia e quererem agradecer a todos os que telefonam; tarados por futebol que vão para os centros comerciais ver um jogo à hora do jantar, mas já de bucho cheio e ocupam mesas de quatro lugares (não consumindo nem um copo com água da torneira)enquanto há gente de tabuleiro na mão feita barata tonta à procura de lugar vago; profissionais das mais diversas áreas que atendem primeiro o telefone antes de quem está à espera ao balcão para falar em surdina de coisas inadiáveis e relevantes como marcar o jogo de sueca com os amigos, entre outras; olharem-nos de alto a baixo porque em pleno verão não vais trabalhar de fato e gravata...mesmo que sejas vendedor/distribuidor de café ou guarda-sóis...Bem, vou ficar por aqui ou ainda passo a exemplo como grande chato que à hora do jantar não te mais que fazer do que achar que os seus compatriotas são bem piores em maneiras do que ele!...